O que é a Bioimpedância?
O exame de bioimpedância oferecido pela Catividade utiliza a tecnologia Inbody* considerada a mais precisa (99,98% de assertividade) oferecida pelo mercado de bioimpedância portátil com funcionamento tetrapolar. Ele é resultado por 4 eletrodos, sendo dois posicionados na região dorsal dos pés e dois na região dorsal das mãos. Com isso, fornecendo dados de composição corporal, mapeamento os indicadores de saúde física.
Como acontece a leitura?
Os componentes presentes em nosso corpo possuem resistências para passagem de corrente elétrica. Alguns, como ossos e gordura, apresentam maior resistência e outros, como massa muscular e tecidos ricos em água, menos resistência. Graças aos eletrodos, é possível a identificação desse quadro e por fim, a quantificação das moléculas.
Um grande exemplo para se entender um pouco do funcionamento seria visualizar uma molécula de lipídio: composta por ésteres, que nada mais são que estruturas com oxigênio, carbono e outros elementos; e quando essas estruturas reagem com a água presente no corpo, dá-se a formação de gordura. E então, por meio de uma avaliação sobre a quantidade total de água no organismo, o aparelho irá identificar a quantidade de gordura corporal do indivíduo.
Principais indicadores avaliados:
Proteína - Massa Magra:
Refere-se à quantidade de tecido não adiposo no corpo, como músculos, ossos, órgãos e pele. É uma medida importante para avaliar a saúde e a condição física.
Lipídios – Massa Gorda:
Quantidade de tecido adiposo no corpo. O excesso de massa gorda pode estar associado a vários problemas de saúde, como obesidade e riscos cardiovasculares.
Percentual de Gordura Corporal:
É a proporção da massa gorda em relação à massa total do corpo. Este é um indicador importante para avaliar a composição corporal de uma pessoa.
Hidratação:
A bioimpedância pode fornecer informações sobre o nível de hidratação do corpo. A água é um condutor elétrico, e variações na hidratação podem afetar os resultados.
Índice de Massa Corporal (IMC):
O IMC é uma medida que relaciona o peso e a altura de uma pessoa e é amplamente utilizado para categorizar indivíduos em diferentes faixas de peso, como abaixo do peso, peso normal, sobrepeso e obesidade. Diversos riscos podem ser evitados com um IMC adequado como por exemplo Doenças Cardiovasculares, Diabetes Tipo 2, Descontrole de parâmetros (pressão arterial, glicemia e colesterol), Impactos em estresse, ansiedade e qualidade.
Relação Cintura Quadril (RCQ)
Taxa Metabólica Basal (TMB):
Quantidade de calorias que o corpo queima em repouso.
Distribuição de Massa Corporal:
Massa de gordura e musculo nos membros e segmentos do corpo
Benefícios:
Somente com a análise desses dados é possível a criação de plano nutricional e de saúde física personalizado e adequado, seja em casos de emagrecimento, ganho de massa ou reeducação alimentar.
Seus colaboradores terão todas as informações sobre suas composições corporais podendo rastrear doenças crônicas e riscos cardiovasculares iniciar uma mudança de hábito que irá aumentar a taxa de sobrevida (global e livre de doença), indicadores qualitativos e quantitativos no ambiente corporativo.
A bioimpedância oferece uma riqueza de informações que podem ser utilizadas para melhorar a saúde, personalizar programas de fitness e nutrição, motivar indivíduos em suas jornadas de bem-estar e contribuir para a prevenção de doenças. É uma ferramenta poderosa que, quando usada corretamente e em conjunto com o aconselhamento de profissionais de saúde, pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Podendo ser uma leitura única ou seguida de acompanhamento nutricional e físico, traga esse benefício para a sua empresa e garanta a qualidade de vida e bem-estar.